24/04/2024
Possuir um Programa de Compliance eficiente é fundamental para o sucesso e crescimento de uma empresa. O Compliance, em um conceito simples, é o conjunto de diretrizes com a finalidade de garantir que a empresa e seus colaboradores cumpram com as leis, normas e procedimentos internos. Essas diretrizes são compostas pelos pilares de um Programa de Compliance.
Um Programa de Compliance eficiente possui os seguintes pilares:
(i) Suporte da Alta Administração;
(ii) Avaliação de Risco;
(iii) Políticas e Normas internas;
(iv) Controles Internos;
(v) Treinamentos e comunicações;
(vi) Canal de Denúncia;
(vii) Investigações Internas;
(viii) Due Diligence de Terceiros;
(ix) Auditoria e Monitoramento; e
(x) Diversidade e Inclusão.
Os dez pilares de um Programa de Compliance assegurará a integridade da empresa. Contudo, cumpre saliente que, para a empresa obter sucesso, além da implementação de um Programa de Compliance, necessário se faz a sua revisão de tempos em tempos, uma vez que novos normativos são promulgadas, novos processos internos são criados, novas diretrizes são editadas, etc..
Nas próximas publicações, trataremos de cada um dos pilares.
Sua empresa precisa implementar um Programa de Compliance ou revisar o Programa já implementado? Nós podemos te ajudar!!!! Para mais informações, entrar em contato pelos canais: (i) e-mail: rodrigo.merlin@merlinadvogados.com.br ou (ii) Instagran: Rodrigo Merlin Sociedade Individual de Advocacia; ou (iii) site: www.merlinadvogados.com.br